9 de agosto de 2009

PF da Dona Onça


09 de agosto, dia dos pais... em São Paulo, restaurantes lotados, filas e filas pra todo lado. É domingo, dia de andar pelas ruas, seja a pé, de carro ou de metrô, tudo funciona suportavelmente bem. É tbm uma boa ocasião para andar pelo centro histórico e ter a sensação de voltar no tempo. Adoro!
No centro da cidade, próximo à praça Roosevelt, mais exatamente no térreo do edifício Copan, o Bar da Dona Onça, foi, sem dúvida, uma ótima opção. Discreto, mas de muito bom gosto, o lugar tem atendimento impecável. O pé direito alto do histórico prédio projetado por Oscar Niemeyer dá charme e conforto ao ambiente.
Mas muito além da decoração do charmoso restaurante, a originaridade está nos pratos, que nos faz ter certeza de que fez a escolha certa em qualquer ocasião. Como esse suculento contra-filé grelhado (foto), uma das opções entre cinco versões do PF da Dona Onça. Isso mesmo, uma versão primo rico do famoso 'prato feito'. A comida é inspirada na cozinha tradicional do interior paulista.
Você pode escolher entre cinco sugestões: peixe frito, supreme de frango, contra-filé grelhado, omelete de queijo e tomate ou carne moida. Todas essas opções acompanham arroz branco soltinho, salada de acelga reforgada e feijão. Tudo quentinho, no ponto certo e com aquele sabor impar, que nos faz lembrar a comidinha preparada em casa, pela esposa, pela mãe, pela avó, ou por quem quer que a faça com muito carinho.
Bem, eu fiquei longe da minha família este ano, mas estava bem acompanhado do querido Augusto (Guto), que veio de Brasília passar o fim de semana em sampa. Duas Heineken pra abrir o apetite, que nao veio muito gelada - mas o balde de gelo acertou a temperatura em minutos. Guto pediu o contra-filé grelhado (e aprovou rapidamente). Eu escolhi carne moída refogada com cheiro verde e ovos cozidos picados. É o tipo de prato que só se come em casa ou num restaurante comandado por um casal de senhores tão simpaticos, que visivelmente se preoculpam com a qualidade dos produtos e do preparo.
Aliás, os cozinheiros trabalham sobre os olhares curiosos dos frequentadores. Num "aquário" de vidro, a cozinha montada no mezanino tem seu charme. E o melhor, a comida é tão surpreendente que aguça a curiosidade de ver e aplaudir quem prepara tantas delícias. Isso sem falar das sobremesas.
Vale a pena visitar!

2 comentários:

  1. Olá! Não resisti ao seu blog! Eu tenho 19 anos e sou louca por cozinhar!! Se eu tivesse um pouco mais de coragem eu faria gastronomia! Adorei seu post, além de parecer um ótimo apreciador, escreve muito bem, e deve cozinhar bem também! Meu blog não tem nadaaaa a ver com isso, mas se quiser dar uma olhadinha, fique a vontade. Eu penso em criar um blog sobre comida, mas eu não tenho muito tempo para cozinhar, então não sei se ele iria pra frente! Ah, adorei seu blog!!!

    ResponderExcluir
  2. HMMM!!! fiquei com vontade de conhecer o Bar da Dona Onça! Tá arrasando o blog!! Beijinhos, Rê

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Volte sempre!