3 de agosto de 2009

Penne com camarões salteados


Este é um daqueles famosos improvisos que dão um resultado surpreendente. Ao passear pela feirinha da Rua Herculano de Freitas, na quinta-feira passada, me deparei com uma barraca de frutos do mar e irresistíveis camarões fresquinhos. Estava com um casal de amigos de Brasília, Renata e Gustavo. Na chepa, compramos um quilo de camarões médios de R$36 por R$20.
A cervejinha gelada nos esperava em casa.
Começam os trabalhos. Perguntei se todos gostavam de alho. O sinal foi positivo, então, caprichei na medida. Uma cabeça generosa de alho picado a brunoise (bem pequeno).
Numa panela wok, metade do camarão foi salteado ao alho e óleo (e sal) e servido como tira-gosto. A outra parte, também salteada da mesma forma, ganhou novos ingredientes, nova apresentação e novo sabor.
Primeiro adicionei duas abobrinhas picadas em cubos pequenos, seguida de três tomates italianos picados com pele e semente. E, por último, pra manter a consistência, meio pimentão vermelho. O segredo é adicionar cada um a seu tempo, pra ficar tudo ao dente.
Pra fechar, 200 gramas de molho de tomate reforgado transformou tudo num molho vermelho muito gostoso.
A massa também ao dente, cozida em água, sal e um fio de óleo por oito minutos, entrou no final, agregou volume e levou o nome do prato. Mas na boca, o camarão continuou como protagonista e manteve sua presença marcante.
Pra servir, salsa picada e pimenta do reino moída na hora...
hummm, experimente!

2 comentários:

  1. humm!! Deu até água na boca! Sempre acertando nos improvisos né? Parabéns pelo blog! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Só posso dizer q estava absolutamente MAGNÍFICO!!! e vcs nem imaginam q a entrada foram os mesmos camarões deliciosos ao alho e óleo!! VIVA O CHEF MU!! Bjz, Rê

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Volte sempre!