27 de setembro de 2009

Kibe frito


Prático, leve e saudável. Este prato é um dos meus favoritos. É mto fácil de preparar, pode ser servido a qualquer hora do dia e é uma delícia.

Quando morava em Brasília, dava sempre uma passadinha no Bar Beirute, pra comer o melhor Kibe da cidade. Aliás, em São Paulo ainda não provei um Kibe tão bom como o do 'Beira'.

Seja frito ou assado, esse 'bolinho de carne' considerado o prato nacional do Líbano caiu no gosto do brasileiro e é tão difundido por aqui que parece ser um prato nacional.

O modo de fazer é simples. Coloque o trigo de molho por 3 horas pra hidratar. A carne pode ser acém ou paleta. Peça para o açougueiro moer duas vezes pra ficar bem fina. Misture todos os ingredientes e amasse bem. Dizem que o segredo está nas mãos de quem amassa o kibe, rsss.

Pra finalizar, a massa pode ser recheada com carne moída refogada ou queijo. Frite em óleo bem quente para ficar sequinho. Se preferir pode fazê-lo assado: unte uma forma e distribua por inteiro num tabuleiro, para cortar em cubos depois de assado. este caso, a dica é cobrir com papel alumínio para manter a umidade. Tbm não deixar tostar muito, pois é bom que por dentro o kibe esteja bem macio e suculento.

Ficou muito bom...

Ingredientes:

600g de carne moída
250g de trigo para kibe
01 cebola grande ralada
01 maço de hortelã
01 cubo de caldo de carne
02 colheres de manteiga
Alho, sal e e pimenta a gosto

Um comentário:

  1. Será q ficou tão bom qto ao do Beira??
    Pelo jeito sim!! rss

    ResponderExcluir

Obrigado pelo seu comentário. Volte sempre!