6 de outubro de 2009

Focaccia

Atendendo a milhares de pedidos (rsss), taí a receita de uma tradicional Focaccia italiana. A vantagem dessa massa, meio pão/meio pizza, é que pode ser servida de várias formas.

Fica mto bem a qualquer hora do dia, no café, lanche ou como entrada, como acompanhamento de pastas e antepastos.

A versatilidade da massa é outro ponto forte. Permite uma enorme variedade de combinações com temperos e recheios diferentes.
Na aula, fizemos a receita clássica, que leva alecrim e sal grosso.

Deixamos a massa bem grossa e encharcada de azeite de oliva, o que resultou numa textura muito semelhante à massa pan da Pizza Hut.
É simplesmente deliciosa!

MASSA
500 g - Farinha de trigo
10g - Sal
40g - Açucar
40g - Manteiga
40g - Fermento Fesco
340g - Leite (isso mesmo, gramas)

COBERTURA
01 - pcte Alecrim
50g - Sal Grosso
125ml - Azeite



MODO DE PREPARO:

Primeiro peneire a farinha e junte aos ingredientes secos: sal e açucar. Misture bem e adicione manteiga, leite e fermento, nesta ordem. É preciso sovar bem para atingir uma massa uniforme e elástica. Separe em porções de aproximadamente 100 gramas. Em pratos de vidro distribua porçoes do azeite. Banhe cada parte da massa nesse azeite e deixe repousar por uma hora, até crescer o dobro. Em seguida, a parte mais gostosa. Numa forma, abra cada parte da massa com as mãos em formato de pizza. Com os dedos faça furos por toda a superfície da massa. Derrame o azeite e tempere com sal grosso e alecrim ou recheie ao seu gosto. Deixe crescer por mais 20 minutos e leve ao forno quente até que a massa pareça seca e dourada.

Crème Brûlée


Este creme clássico francês pode ser servido de várias formas e é bastante usado em torteletes como este, feito por mim, na aula de pâtisserie.
Esta é a forma básica, que pode ser adaptada com gelatinas, cremes e gerar novas opções.



RECEITA:

250 g de creme de leite fresco
250 ml de leite integral
75 g de açúcar refinado
100 g de gemas
01 fava de baunilha
30 g açúcar cristal