7 de dezembro de 2009

Carpaccio clássico

Sempre tive curiosidade de saber como preparar o carpaccio. Mas nunca imaginei que fosse tão fácil. Achava que a carne carecia de algum tratamento especial, já que é servida crua.

É uma das minhas entradas favoritas. As vezes peço carpaccio como prato principal. Além de ser uma delícia, é uma ótima pedida pra quem quer evitar carboidrato a noite, por exemplo.

Pronto, deu vontade de comer carpaccio. Fui atrás da receita tradicional. Já que hoje se faz com peixes, frutas e legumes. O carpaccio clássico é feito com carne de gado. Filé mignon pra ser exato.

Primeiro é preciso escolher uma boa peça em formato comprido e arredondado. Limpe bem retirando toda a gordura. Enrole num pedaço de plástico filme e leve ao congelador por 10 horas.

Ao retirar do congelador basta descansar 15 minutos e fatiar na máquina de cortar frios ou com uma faca bem afiada em fatias finíssimas. Colocar as lâminas de carne numa travessa e napear com o molho, queijo ralado e alcaparras.

O segredo daquele saber único e especial está no molho. Simples, basta misturar azeite, mostarda e suco de limão. Sal se achar necessário.
Ficha técnica:
500 gramas de filé mignon
50 ml de azeite
Qb de mostarda
Qb de alcaparras
1/2 limão
Qb de queijo parmesão ralado grosso
30 cm de Plástico filme